A Palavra de Deus - Lucas 21:33















 



 "O céu e a terra passarão; minhas palavras, porém, não passarão." 
Lucas 21:33

 



"Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar minha Palavra, jamais verá a morte." 
João 8:51




"Se alguém ouvir minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo, pois não vim para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeita e não acolhe minhas palavras tem seu juiz: a Palavra que proferi é que o julgará no último dia." 
João 12:47-48




"Enquanto ele assim falava, certa mulher levantou a voz no meio da multidão e disse-lhe: Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram! Ele, porém, respondeu: Felizes, antes, os que ouvem a Palavra de Deus e a observam."
Lucas 11:27-28




"Celebrem IAHWEH,  por seu amor,   por suas maravilhas pelos filhos de Adão: ele quebrou as portas de bronze, despedaçou as trancas de ferro. Insensatos, no caminho da transgressão, eram afligidos por suas iniquidades; rejeitavam qualquer alimento e já batiam às portas da morte. E gritaram na sua aflição: ele os livrou de suas angústias. Enviou sua Palavra para curá-los, e da cova arrancar a sua vida." 
  Salmos 107:15-20




"Procurai IAHWEH enquanto ele se deixa encontrar, invocai-o enquanto está perto. Como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam, sem terem regado a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, dando semente ao semeador e pão ao que come, tal ocorre com a Palavra que sai da minha boca: ela não volta a mim sem efeito; sem ter cumprido o que eu quis, realizado o objetivo de sua missão."  
Isaías 55:6,10-11




"Assim, todo aquele que houve essas minhas palavras e as põe em prática, será comparado ao homem sensato que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, mas ela não caiu, porque estava alicerçada na rocha. Por outro lado, todo aquele que ouve essas minhas palavras, mas não as pratica, será comparado ao homem insensato que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela desmoronou. E foi grande sua ruína!."  
Mateus 7:24-27


                                       --:--

As passagens acima nos mostram, de forma compacta, a grande importância da bíblia em nossas vidas. A Palavra de Deus:

a) Liberta (João 8.32). 
b) Limpa (João 15.3).
c) Alimenta (Mateus 4.4/Isaías 55.1-2);
d) Salva (Tiago 1.21-22/João 5.24/8.51);
e) Julga (João 12.47-48/1Pedro 1.23-25/2.6-8);
f) É valiosa (Salmos 119.72) e;
g) Alegra o coração (Jeremias 15.16). 


O capítulo 55 de Isaías é, todo ele, dedicado à Palavra de Deus. É no versículo 8 que lemos uma importante advertência para todos aqueles que estudam as Sagradas Escrituras: "Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor."(Isaías 55.8) É que os padrões morais da bíblia não são os mesmos deste mundo. Precisamos ter muito cuidado para não interpretarmos as passagens da bíblia de acordo com a sabedoria deste mundo, pois isso nos levaria a conclusões erradas."No entanto, é realmente de sabedoria que falamos entre os perfeitos, sabedoria que não é deste mundo nem dos príncipes deste mundo, votados à destruição. Ensinamos a sabedoria de Deus, misteriosa e oculta, que Deus, antes dos séculos, de antemão destinou para nossa glória."(1Coríntios 2.6-7) Além de critérios para o estudo, é bom orarmos pedindo a ajuda do Espírito Santo, sempre que nos dispusermos a ler as Sagradas Escrituras.


Como vemos no Salmo 107.20 citado acima (e em Zacarias 9.11), o mundo pode ser comparado ao fundo de um poço sem água, onde predominam a lama, insetos e doenças. Basta olhar ao redor, ler os jornais. É miséria e desgraça por todo lado, não é mesmo? Jesus, nosso Salvador, está lá em cima, com uma corda na mão, pronto para nos salvar. Essa corda é a Palavra de Deus (o seu Evangelho com as boas novas). Cada pessoa dispõe de uma corda para se salvar, pois Jesus não rejeita ninguém (João 6.37). Mas é necessário estar bem seguro nessa corda, pondo em prática a Palavra de Deus, e não apenas ouvindo (Tiago 1.22).

A Palavra de Deus é, por tanto, de importância fundamental para a nossa salvação, até porque não se pode fazer a vontade de Deus sem conhecê-la. Para aqueles que se propõem a divulgar essa Palavra, entretanto, é necessário um estudo criterioso das Sagradas Escrituras.


Apócrifos

Quantos livros foram excluídos da Bíblia?
Antes de Cristo eram mais de 50 livros, e não apenas 39 como dizem os luteranos, e nem 46 como afirmam os católicos. Depois de Cristo também outros livros foram excluídos. Vejamos os apócrifos mais conhecidos:

01 - O Primeiro Livro de Adão e Eva;
02 - O Segundo Livro de Adão e Eva;
03 - Livro dos Segredos de Enoque;
04 - Livro da Ascensão de Isaías;
05 - Melchizedek;
06 - Narração do Dilúvio da Epopéia de Gilgamesh;
07 - O Testamento de Abraão;
08 - A Assunção de Moisés;
09 - Caverna dos Tesouros;
10 - Enoque;
11 - Testamento do Doze Patriarcas;
12 - O Hino da Pérola;
13 - Sobre a Origem do Mundo;
14 - O Livro dos Jubileus;
15 - Livro da Infância do Salvador;
16 - A História de José, o Carpinteiro;
17 - Evangelho Árabe da Infância;
18 - Excertos do Evangelho Armênio da Infância;
19 - José e Asenath;
20 - Evangelho Pseudo-Mateus da Infância;
21 - Evangelho Pseudo-Tomé;
22 - roto-Evangelho de Tiago;
23 - Evangelho de Nicodemos;
24 - Descida de Cristo ao Inferno;
25 - Evangelho de Bartolomeu;
26 - Evangelho de Pedro;
27 - Evangelho segundo Tomé, o Dídimo;
28 - Excertos do Evangelho de Maria;
29 - Agrapha Extra-Evangelho;
30 - Evangelho segundo Felipe;
31 - O Evangelho da Verdade;
32 - O Evangelho de Valentino;
33 - Ciclo de Pilatos;
34 - Julgamento e Condenação de Pilatos;
35 - Declarações de José de Arimatéia;
36 - Cartas do Senhor;
37 - Discurso Sobre o Domingo;
38 - Apócrifos da Assunção;
39 - Passagem da Bem-Aventurada Virgem Maria;
40 - Didaché "O Ensino dos Doze Apóstolos;
41 - Apocalipse de Baruch;
42 - Apocalipse de Adão;
43 - Apocalipse de Abraão;
44 - Apocalipse de Moisés;
45 - Apocalipse de Elias;
46 - Apocalipse de Pedro;
47 - Apocalipse de Tomé;
48 - Baruc;
49 - Sirácida;
50 - Judite;
51 - 1 Livro de Macabeus;
52 - 2 Livro de Macabeus;
53 - Tobias;
54 - Sabedoria.

Existem outros ainda. A maioria foi excluída pela igreja católica, sob a alegação de que "não foram escritos sob inspiração divina". Apenas os últimos sete livros da lista acima foram excluídos pela igreja luterana, sob a mesma alegação. Agora resta apenas saber qual foi o critério usado pelas igrejas para saber se um livro foi ou não escrito sob inspiração divina.

Conclusão

O estudo bíblico deve ser sempre individual(1João 2:27), embora se possa sempre buscar ajuda com outras pessoas mais eruditas quando que se precisar, as conclusões finais devem ser sempre individuais. Esse estudo deve ser acompanhado de orações para que o Espírito Santo nos auxilie em nosso estudo, e assim, possamos compreender tudo aquilo que Deus achar necessário sabermos em nossas vidas.

 
Pode por acaso um cego guiar outro cego? Não cairão ambos num buraco?
Lucas 6:39 



Quanto a vós, a unção que recebestes dele permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. 
1João 2:27




-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Veja mais sobre este assunto na página ESTUDO BÍBLICO, item 06, neste site.

-->

2 comentários:

  1. Caríssimo "Anônimo", sinto muito, mas não posso aqui, bater palmas para pessoas irresponsáveis, que prejudicaram toda uma comunidade luterana de milhões de pessoas, só porque suas igrejas decidiram excluir nada menos que 7 livros da Bíblia, e isto por puro ódio religioso pois Martinho Lutero não excluiu estes livros da Bíblia, mas apenas agrupou os mesmos, separando-os dos 39 livros canônicos do Antigo Testamento.

    O nosso compromisso é com a verdade e não com instituições religiosas, quer sejam elas católicas, luteranas ou judaicas, entendeu? APENAS A VERDADE.
    Se você não concordou com algo escrito nesta página por favor diga onde se encontra o erro pois tudo que está escrito aqui tem respaldo na própria Bíblia ou pode ser comprovado por fatos históricos.

    Sobre "estudar um pouco mais", eu te digo que estudo as Sagradas Escrituras desde jovem(hoje estou com 55 anos), quando fui seminarista, mas depois fiquei decepcionado com as igrejas e passei a fazer um estudo autodidata da Bíblia. Portanto, eu estudo as Escrituras há mais de 40 anos e pretendo continuar fazendo isso até o fim de minha existência terrestre.

    Para concluir lembre-se: Não podemos seguir Jesus através de religiões nem de intermediários(1JOÃO 2:27/LUCAS 6:39), mas apenas através de sua Palavra.

    ResponderExcluir

Acrescente algo com o seu comentário