Os Talentos na Bíblia




A Parábola dos Talentos




-Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens:
A um deu cinco talentos, a outro deu dois e a outro deu um, de acordo com a capacidade de cada um deles; e então partiu. O servo que tinha recebido cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que tinha recebido dois ganhou outros dois. Mas o servo que tinha recebido um talento , saindo, fez um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.

-Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e fez um ajuste de contas com eles. Aproximando-se o que havia recebido cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo:"O senhor me confiou cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei." O senhor lhe disse:"Muito bem, servo bom e fiel; você foi fiel no pouco, sobre o muito o colocarei; venha participar da alegria do seu senhor."

-E, aproximando-se também o que tinha recebido dois talentos, disse:"O senhor me confiou dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei." Então o senhor disse:"Muito bem, servo bom e fiel; você foi fiel no pouco, sobre o muito o colocarei; venha participar da alegria do seu senhor."

-Chegando, por fim, o que tinha recebido um talento, disse:"Sabendo que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou, e ajunta onde não espalhou, fiquei com medo e escondi o seu talento na terra; aqui está o que é seu." Mas o senhor respondeu:"Servo mau e preguiçoso! Você sabia que eu colho onde não plantei e ajunto onde não espalhei? Então você devia ter entregado o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu."

-"Portanto, tirem dele o talento e deem ao que tem dez. Porque a todo o que tem, mais será dado, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Quanto ao servo inútil, lancem-no para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes."
[Mateus 25:14-30]

* * *


-Quem é, pois, o servo fiel e prudente , a quem o senhor deixou encarregado dos demais servos, para lhes dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade lhes digo que lhe confiará todos os seus bens. Mas o que acontecerá se aquele servo, sendo mau, disser consigo mesmo:"Meu senhor demora para vir", e começar a espancar os seus companheiros e a comer e beber com os bêbados? Virá o senhor daquele servo , em dia que não o espera e hora que não sabe, e irá aplicar-lhe um castigo severo, condenando-o com os hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.
[Mateus 24:45-51]

* * *


-Certo homem rico tinha um administrador. Um dia ele recebeu uma denúncia de que esse administrador estava desperdiçando os bens dele.Então, chamando-o, lhe disse:"Que é isto que ouço a seu respeito? Preste contas da sua administração, porque você não pode mais ser o meu administrador."
[Lucas 16:1-2]

* * *


Das três passagens acima, a Parábola dos Talentos é a mais conhecida. E também é, provavelmente, a passagem mais mal interpretada da bíblia. Muitos interpretam essa passagem de forma literal, acreditando que nós devemos multiplicar os bens materiais recebidos neste mundo. Mas em Mateus 6:19-20 e João 6:27 nós concluímos que não é esta a vontade de Deus e nem é esse o significado da parábola. Não viemos à este mundo para acumular bens materiais. outra interpretação comum da Parábola dos Talentos é no sentido de que nós devemos desenvolver os talentos recebidos, principalmente aqueles talentos que se referem às habilidades intelectuais, em benefício deste mundo. É mais uma interpretação equivocada. O verdadeiro sentido da Parábola dos Talentos refere-se ao uso das habilidades individuais para cumprir a nossa missão neste mundo, e não desenvolver ou multiplicar bens materiais ou intelectuais para servir à este mundo.



A missão



Cada pessoa neste mundo recebe uma missão. Esta missão vai variando ao longo do tempo, se dividindo em várias etapas, de acordo com a idade e as condições de vida de cada pessoa. Para cumprirmos a nossa missão precisamos nos alinhar com os ensinamentos do Mestre, lendo e pondo em prática as suas palavras(Mateus 7:24-27) e usando todos os talentos recebidos em prol desta missão. A maioria das pessoas recebeu a missão de ser pai ou mãe, criando e educando seus filhos de acordo com os ensinamentos de Cristo, para que sigam o caminho om e sejam cristãos verdadeiros. Nessa missão seremos obrigados a usar todos os talentos recebidos, seja no trabalho secular(visando sustentar a família), seja nos afazeres domésticos, seja no estudo e interpretação das Escrituras Sagradas, ou até mesmo nas atividades de lazer, precisaremos fazer uso das habilidades recebidas de Deus e que são necessárias ao cumprimento de nossa missão. Mas embora as missões sejam parecidas, muitas vezes, na prática cada pessoa tem dificuldades diferentes no cumprimento de sua missão neste mundo. Existem aqueles que receberam a missão de pregar a Palavra de Deus neste mundo, cada qual a seu modo - uns pregam em templos, outros nas ruas, outros na internet, e assim cada um de acordo com o dom recebido de Deus. Já vi o caso de um mendigo que recebeu a missão de sair pelo mundo afora, de bicicleta, pregando e divulgando a Palavra de Deus. Os recursos mínimos, como roupas, alimentos e peças para a bicicleta ele recebia na forma de doações pelas estradas e cidades por onde passava. E assim, cada pessoa e até mesmo os animais e seres vivos têm a sua missão neste mundo.



Somos administradores das coisas de Deus




Todos os bens - muitos ou poucos - recebidos de Deus não são nossos de verdade. Nós somos apenas administradores desses bens durante o tempo em que durar a nossa passagem neste mundo. E não são apenas os bens, mas as pessoas também que nos são confiadas, em tudo somos administradores de Deus. Seja no muito ou seja no pouco, somos administradores das pessoas e recursos que nos foram confiados por Deus, e deles teremos que prestar contas no final.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente algo com o seu comentário