O maná no deserto




PALAVRA DE DEUS, HUMILDADE E FÉ - A LIÇÃO DO MANÁ



Sabemos que a saída do povo hebreu do Egito rumo à Terra Prometida tinha também um significado profético sobre os dias atuais, o que, naquela época, ainda era um futuro distante. Consubstanciado de um forte simbolismo, onde o Egito representava o mundo; a Terra Prometida representava o Reino de Deus, e Moisés simbolizava o Salvador - Jesus Cristo -, que tinha a missão de salvar o povo hebreu da escravidão, conduzindo-o do Egito rumo à Terra Prometida.

Neste contexto temos o maná, que era o alimento fornecido diariamente por Deus ao povo hebreu durante os 40 anos de peregrinação no deserto rumo à Terra Prometida. O povo que saiu do Egito era, aproximadamente, dois milhões e meio, entre homens, mulheres e crianças. Alguns dentre eles possuíam rebanhos, mas a maioria era carente de alimentos, por isso Deus enviava o maná, para que ninguém viesse a passar fome no deserto. O maná só cessou com a entrada do povo hebreu na Terra Prometida.

Esse fenômeno e seu forte simbolismo tem, em sua essência, uma lição para todos aqueles que quiserem entrar no Reino de Deus. Existem 3 coisas fundamentais para isso: A Palavra de Deus, Fé e Humildade. Esta é, portanto, a lição que aprendemos sobre o maná: Para entrarmos no Reino de Deus precisamos (1) ouvir e obedecer a Palavra de Deus; (2)ter fé em Deus, acreditando que ele existe e que protege e recompensa os seus fiéis; (3)ser humilde, pois a humildade é o oposto do orgulho e Deus detesta os orgulhosos:



01 - A PALAVRA DE DEUS É O NOSSO FAROL



A Bíblia deve ser estudada, preferencialmente, em sua totalidade; nenhum livro deve ser desprezado neste estudo. Porém, o cristão deve saber qual o significado e a diferença entre Nova Aliança e Antiga Aliança(Lucas 22v20/ Hebreus 8v6-9/ 4v21-26/ 5v4), para poder interpretar corretamente as Escrituras, e assim, seguir Jesus verdadeiramente(João 8v31). Não se pode seguir Jesus através de religiões ou mestres religiosos, mas apenas através de sua Palavra.

Ele te humilhou, fez que sentisses fome e te alimentou com o maná que nem tu nem teus pais conheciam, para te mostrar que o ser humano não vive apenas de pão, mas de toda a Palavra que procede da boca do SENHOR!
DEUTERONÔMIO 8v3


Em verdade, em verdade vos asseguro: quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
JOÃO 5v24

Trabalhem, não pela comida que se estraga, mas pela que permanece para a vida eterna, a qual, o Filho do Homem dará a vocês, porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.
JOÃO 6v27





02 - O REINO DE DEUS É DOS HUMILDES



Deus detesta os orgulhosos, mas prefere os humildes, portanto, quem quiser entrar no Reino de Deus precisa abandonar todo tipo de orgulho e ser humilde. Moisés, apesar de ser uma pessoa humilde não entrou na Terra Prometida, mas isso também tem um simbolismo, e nos mostra que a Antiga Aliança, da qual Moisés era o arauto, não conduz à salvação.

Jesus, para nos ensinar sobre a humildade, chamou uma criança, colocando-a como símbolo da humildade, e não apenas de humildade mas também de fé. Uma criança depende de seus pais para tudo e não fica preocupada, mas confia plenamente que seus pais lhes proverão de todas as suas necessidades, e não têm vergonha dessa dependência.

E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: “Com toda a certeza vos afirmo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus. Portanto, todo aquele que se tornar humilde, como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus.
MATEUS 18v2-4

Então, olhando para os seus discípulos, Jesus lhes disse:
- Bem-aventurados são vocês, os pobres, porque o Reino de Deus é de vocês.
- Bem-aventurados são vocês que agora têm fome, porque serão saciados.
- Bem-aventurados são vocês que agora choram, porque vocês hão de rir.
LUCAS 6v20-21





03 - FÉ



No deserto, o povo dependia, todos os dias, da providência divina para se alimentar e matar a sede, e suas vestes não se gastaram durante toda a peregrinação no deserto. Por isso é que não era permitido que se guardasse maná colhido para o dia seguinte, com exceção do sexto dia da semana, para que não se efetuasse nenhum trabalho no sétimo dia. 
Ou seja, o povo precisava exercitar a fé; acreditar que no dia seguinte Deus providenciaria os alimentos necessários a todas aquelas pessoas.


Todos esses(profetas) viveram pela fé, e morreram sem ter recebido(neste mundo) o que havia sido prometido; contudo, viram-no de longe e à distância o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.
Em vez disso, aguardavam eles pela pátria excelente, ou seja, a pátria celestial. Por esse motivo, Deus não se constrange de ser conhecido como o Deus deles, mas lhes preparou uma cidade.
HEBREUS 11v13-16





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente algo com o seu comentário