Dízimos e Ofertas





01 - Como surgiu o Dízimo



Quando Abraão soube que o seu sobrinho estava preso, fez sair trezentos e dezoito homens, dos mais capazes, nascidos em sua casa, e perseguiu os inimigos até Dã. E, de noite, Abraão dividiu os seus homens em grupos, derrotou os inimigos e os perseguiu até Hobá, que fica ao norte de Damasco. Trouxe de novo todos os bens, e também o seu sobrinho Ló, os bens dele, e ainda as mulheres e o povo.

E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho. Ele era sacerdote do Deus Altíssimo. Ele abençoou Abraão e disse:
- Abraão seja abençoado pelo Deus Altíssimo, que criou os céus e a Terra. Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os seus adversários nas suas mãos.
E Abraão deu a Melquisedeque o dízimo de tudo.
[GÊNESIS 14v14-16,18-20]


Jacó fez também um voto, dizendo:
- Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa para vestir, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então o SENHOR será o meu Deus; e a pedra, que pus como coluna, será a casa de Deus; e, de tudo que me concederes, certamente te darei o dízimo.
[GÊNESIS 28v20-22]

Vemos, nestas passagens, que o dízimo surgiu como agradecimento por vitória alcançada(Abraão) e também como promessa(Jacó).



02 - O Dízimo no Antigo Testamento



Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda do encontro. E nunca mais os filhos de Israel se aproximarão da tenda do encontro, para que não levem sobre si o pecado e sejam mortos. Mas os Levitas farão o serviço da tenda do encontro e responderão por suas faltas; este é um estatuto perpétuo para todas as suas gerações(Levitas). E os Levitas não terão nenhuma herança no meio dos filhos de Israel.
[NÚMEROS 18v21-23]

Alguns dos chefes das famílias contribuíram para a obra de reconstrução do Templo. O governador deu para o tesouro oito quilos e quatrocentas gramas de ouro, cinquenta bacias e quinhentas e trinta vestes sacerdotais. E alguns mais dos chefes das famílias deram para o tesouro da obra cento e sessenta e oito quilos de ouro e mil e trezentos quilos de prata. O que o restante do povo deu foram cento e sessenta e oito quilos de ouro, mil e duzentos quilos de prata e sessenta e sete vestes sacerdotais.
Ainda no mesmo dia, foram nomeados homens para a câmara dos tesouros, das ofertas, das primícias e dos dízimos, para recolherem nelas, dos campos ao redor das cidades, as porções designadas pela Lei para os sacerdotes e para os Levitas.
[NEEMIAS 7v70-72/12v44]

Certamente vocês devem dar o dízimo de todo o fruto das suas sementes, que ano após ano se recolher do campo. E, diante do SENHOR, seu Deus, no lugar que ele escolher para ali fazer habitar o seu nome, vocês comerão os dízimos do cereal, do vinho, do azeite e os primogênitos das vacas e das ovelhas. Façam isso para que aprendam a temer o SENHOR, seu Deus, todos os dias. Se o caminho for comprido demais e não lhes for possível levar isso, por estar longe de vocês o lugar que o SENHOR, seu Deus, escolher para ali fazer habitar o seu nome, então, quando o SENHOR, seu Deus, os tiver abençoado, vendam aquilo, e, com o dinheiro na sua mão, vão para o lugar que o SENHOR, o Deus de vocês, escolher.

Com esse dinheiro comprem tudo o que quiserem: vacas, ovelhas, vinho ou bebida forte, ou qualquer coisa que desejarem. Consumam isso ali na presença do SENHOR, seu Deus, e alegrem-se, vocês e os membros da sua casa. Porém não desamparem os Levitas que moram nas cidades de vocês, pois não têm parte nem herança com vocês. Ao fim de cada três anos, tirem todos os dízimos do fruto do terceiro ano e o recolham nas cidades de vocês. Então virão os Levitas - porque não têm parte nem herança com vocês -, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que moram nas cidades de vocês, e comerão e se fartarão, para que o SENHOR, seu Deus, os abençoe em todas as obras que vocês fizerem.
[DEUTERONÔMIO 14v22-29]



03 - O Dízimo no Novo Testamento



Curem enfermos, ressuscitem mortos, purifiquem leprosos, expulsem demônios. Vocês receberam de graça; portanto, dêem de graça. Não levem ouro nem prata, nem cobre em seus cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias nem bordão; porque o trabalhador é digno do seu alimento.
[MATEUS 10v8-10]

Aconteceu, depois disso, que Jesus andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus. Iam com ele os doze discípulos, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Suzana e muitas outras, as quais, com os seus bens, ajudavam Jesus e os seus discípulos.
[LUCAS 8v1-3]

Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade, porque Deus ama quem dá com alegria. Deus pode tornar abundante em vocês toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, vocês sejam abundantes em toda boa obra, como está escrito:


"Distribuiu, deu aos pobres,
a sua justiça permanece
para sempre."


E Deus, que dá semente ao que semeia e pão ara alimento, também suprirá e aumentará as sementes e multiplicará os frutos da justiça de vocês.
[2CORÍNTIOS 9v7-10]


Porque tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; eu era forasteiro, e vocês me hospedaram; eu estava nu, e vocês me vestiram; enfermo, e me visitaram; preso, e foram me ver. Então os justos perguntarão:"Quando foi que vimos o senhor com fome e lhe demos de comer? Ou com sede e lhe demos de beber? E quando foi que vimos o senhor como forasteiro e o hospedamos? Ou nu e o vestimos? E quando foi que vimos o senhor enfermo ou preso e fomos visitá-lo?
O Rei, respondendo, lhe dirá:"Em verdade lhes digo que , sempre que o fizeram a um destes meus pequenos irmãos, foi a mim que o fizeram."
[MATEUS 25v35-36,40]



04 - O Dízimo na Nova Aliança



Do mesmo modo, depois da ceia, pegou o cálice, dizendo:"Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue derramado por vocês.
[LUCAS 22v20]


Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, de acordo com a Lei, de recolher os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora esses sejam descendentes de Abraão(...) Aliás, aqui, os que recebem dízimos são homens mortais, porém ali o dízimo foi recebido por aquele de quem se testifica que vive(...) Portanto, se a perfeição fosse possível por meio do sacerdócio levítico - pois foi com base nele que o povo recebeu a Lei -, que necessidade haveria ainda que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e não segundo a ordem de Aarão? Pois quando se muda o sacerdócio, necessariamente muda também a lei(...) Portanto, por um lado, se revoga a ordenança anterior, por causa de sua fraqueza e inutilidade, pois a Lei nunca aperfeiçoou coisa alguma.
Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda aliança. De fato, repreendendo-o diz:

Eis, aí vêm dias, diz o SENHOR,
e firmarei nova aliança com a casa de Israel
e com a casa de Judá, não segundo a aliança
que fiz com os seus pais, no dia em que os
tomei pela mão para os tirar da terra do Egito,
pois eles não continuaram na minha aliança,
e eu não dei atenção à eles, diz o SENHOR.

[HEBREUS 7v5,8,11-12,18/8v7-9]


Não anulo a graça de Deus; pois se a justiça é mediante a Lei, segue-se que Cristo morreu em vão(...) Pois está escrito que Abraão teve dois filhos: um da mulher escrava e outro da mulher livre. O filho da escrava nasceu segundo a carne; o filho da mulher livre nasceu segundo a promessa. Estas coisas são alegóricas, porque estas mulheres são duas alianças. Uma se refere ao Monte Sinai, que gera para a escravidão; esta é Hagar(...) Vocês que procuram justificar-se pela Lei estão separados de Cristo; vocês caíram da Graça de Deus.
[GÁLATAS 2v21/4v22-24/5v4]


A Lei e os profetas foram até João; desde esse tempo o evangelho do Reino de Deus vem sendo anunciado e todos se esforçam para entrar nele.
[LUCAS 16v16]




O dízimo fazia parte da Antiga Aliança, que era regulada pelos 10 mandamentos recebidos por Moisés no monte Sinai, e as Leis de Moisés(mais de 600 itens normativos), que eram leis civis usadas para disrimir contendas e organizar a sociedade israelita que saíra do Egito.

Essas leis valeram, segundo LUCAS 16:16, até a morte de João Batista; após essa data apenas os chamados "10 mandamentos" continuaram valendo, da Lei antiga. O restante já não vale mais, ou seja, não tem mais vigência na Nova Aliança. Na Nova Aliança, que foi feita com o Preciosíssimo Sangue de Jesus, inaugurou-se um novo tempo. Jesus é o novo e eterno sacerdote, "segundo a Ordem de Melquisedeque" e não mais segundo a ordem de Levi, como era na Antiga Aliança.

E o dízimo, onde entra? Ora, o dízimo fazia parte da lei antiga, que foi abolida pela Nova Aliança. Assim, antigas práticas como os sacrifícios de animais pelos pecados, lei de Talião, poligamia, circuncisão, etc, foram todas abolidas pela Nova Aliança, e o dízimo está incluído nessas práticas. Portanto, não faz mais sentido, cobrar dízimo de fiéis. Não se vê, na Bíblia, Jesus ou os apóstolos pagando ou cobrando dízimo de ninguém. Jesus recebia ajuda financeira de algumas mulheres ricas para o apoio na campanha de evangelização durante os três anos de ministério, mas eram doações espontâneas, nada a ver com dízimo.

Aliás, o dízimo ainda é muito usado pelas igrejas de hoje para enriquecimento ilícito, aproveitando-se do fato de que muitos fiéis ainda não sabem a diferença entre antiga e nova aliança, e suas implicações nas práticas religiosas. As doações ainda podem ser feitas na forma de ofertas espontâneas à igrejas e pregadores avulsos, mas não impostas na forma de dízimo. Este, de acordo com a Nova Aliança, deve ser "pago" a Jesus na forma de esmolas, alimentos, roupas e todos os tipos de ajuda aos mais pobres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente algo com o seu comentário