A verdadeira rota do êxodo




Localização do Monte Sinai (Horeb)

Por muito tempo se acreditou erroneamente que o Monte Sinai, conhecido inicialmente como Horeb, fosse localizado no Egito, na península entre os golfos de Suez e de Ácaba. Esse engano começou com a fundação de um convento católico nesta região e onde após algum tempo a igreja católica passou a divulgar que esse local coincidia com o Monte Sinai bíblico, fato este que é facilmente contestado em GÁLATAS 4v25.


...pois o Monte Sinai fica na Arábia.
[Gálatas 4v25]




A travessia do Mar Vermelho

Isso induziu ao erro de interpretação quanto à rota que os hebreus seguiram quando saíram do Egito guiados por Moisés rumo à Terra Prometida. Lembrando que ele já conhecia esta rota pois ela conduzia exatamente ao local onde Moisés havia passado 40 anos como pastor de ovelhas. Lembrando que ele havia fugido do Egito após matar um habitante de Ramsés, provavelmente alguém importante da corte, visto que este fato despertou a ira do faraó, razão pela qual moisés havia abandonado o Egito às pressas. Portanto, essa rota não era novidade para Moisés, além disso ela era o caminho mais curto entre Ramsés e o monte Horeb, onde Deus havia ordenado que ele deveria conduzir o povo hebreu logo que saíssem do Egito.


Moisés apascentava o rebanho de seu sogro Jetro, sacerdote de Midiã. Levando o rebanho além do deserto, chegou à montanha de Deus, ao Horeb. "Eu estou contigo - disse-lhe Deus - e aqui está o sinal de que eu te enviei: quando tiveres feito sair o povo do Egito, servireis a Deus nesta montanha".
[Êxodo 3:1,12]


No terceiro mês após a saída do Egito, neste dia, os filhos de Israel chegaram ao deserto do Sinai. Partindo de Refidim, chegaram ao deserto do Sinai e acamparam no deserto.
[Êxodo 19:1-2]





A rota tradicional, apresentada nos mapas da maioria das bíblias em português, passa por um local onde existe hoje o Canal de Suez, que é uma obra de engenharia feita para ligar o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo, e na época era apenas areia do deserto; portanto não faz sentido se falar de travessia do mar Vermelho num local onde existia apenas areia. Não faz sentido, outrossim, partindo-se de Etâm rumo ao Monte Sinai, seguir por um caminho que não levasse diretamente ao monte Sinai, a não ser que houvesse um erro de navegação por parte de Moisés, o que é pouco provável visto que Moisés conhecia muito bem essa rota.

Vemos em Êxodo 19:1 que eles levaram três meses para chegar ao Sinai - agora rebatizado com este nome em referência ao que Deus disse à Moisés em Êxodo 3:12 -, e não foi do dia pra noite que isso aconteceu, justamente devido ao percurso que tiveram que percorrer de aproximadamente 430 quilômetros. Isso dá uma média de 5 quilômetros por dia. Portanto, a rota provável do Êxodo até o Sinai foi esta:


(1)Ramsés - Cidade de onde o povo hebreu partiu com aproximadamente dois milhões de pessoas entre homens mulheres e crianças, além de grande quantidade de animais, localizada no delta do rio Nilo. Esta cidade encontra-se hoje, enterrada pelas areias do deserto. Nas proximidades existe uma outra cidade denominada El-Gamaleya;

(2)Sucot - Onde passaram logo após a saída de Ramsés. Próximo ao local existe hoje uma cidade (El-Matareya);

(3)Etâm - Localizada na entrada do deserto, a vinte quilômetros, aproximadamente, de Ramsés;

(4)Pi-Hahirot - É uma praia às margens do golfo de Ácaba, onde hoje tem uma pequena cidade (Nuweibaa). Foi deste local que os hebreus começaram a travessia do Mar Vermelho.

(5)Monte Horeb - Agora rebatizado de Monte Sinai, na Arábia. Este monte tem o nome local de Jebel Al-Lawz e fica localizado a cinquenta quilômetros de Pi-Hahirot (Nuweibaa).

No YouTube existe um documentário feito por Ron Wyatt que é interessante ser visto, até porque ele mostra provas documentais sobre este assunto, que conseguiu quando em vida. Fotografou e filmou restos de carruagens e armas usadas pelos soldados do faraó, além de duas colunas que foram erguidas pelo rei Salomão em ambas as margens do mar Vermelho, no local exato da Travessia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente algo com o seu comentário