Antiga e Nova Aliança



A Lei e os profetas foram até João; desde esse tempo o evangelho de Reino de Deus vem sendo anunciado e todos se esforçam para entrar nele.
Lucas 16:16

Do mesmo modo, depois da ceia, pegou o cálice dizendo:
- Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue, derramado por vocês.
Lucas 22:20


Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a Lei(Antiga Aliança), segue-se que Cristo morreu em vão. Pois todos os que são das obras da Lei estão debaixo de maldição, porque está escrito:"Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da Lei para praticá-las.
Gálatas 2:21/ 3:10

Digam-me vocês, os que querem estar sob a Lei: será que vocês não ouvem o que a Lei diz? Pois está escrito que Abraão teve dois filhos: um da mulher escrava e outro da mulher livre. O filho da escrava nasceu segundo a carne; o filho da mulher livre nasceu mediante a promessa.
Estas coisas são alegóricas, porque essas mulheres são duas alianças. Uma se refere ao Monte Sinai, que gera para a escravidão; esta é Hagar. Ora, Hagar é o Mte. Sinai, na Arábia, e corresponde à Jerusalém atual, que está em escravidão com os seus filhos.
Gálatas 4:21-25

Vocês, que procuram justificar-se pela Lei, estão separados de Cristo; vocês caíram da graça de Deus.
Gálatas 5:4

Depois de dizer, como acima:"Sacrifícios, ofertas, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste, nem deles te agradaste" - coisas que se oferecem segundo a Lei -, num segundo momento acrescentou:"Eis, aqui estou, ó Deus, para fazer a tua vontade". Ele remove o primeiro para estabelecer o segundo.
Hebreus 10:8-9

Mas agora Jesus obteve um ministério tanto mais excelente, quanto é também Mediador de superior aliança, instituída com base em superiores promessas.
Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda aliança. E, de fato, repreendendo-os, diz:

"Eis aí vêm dias, diz o Senhor,
 e firmarei Nova Aliança com
 a casa de Israel e com a casa
 de Judá, não segundo a Aliança
 que fiz com os seus pais, no dia
 em que os tomei pela mão para
 os tirar da terra do Egito".
 Hebreus 8:6-9


________________________

Vemos nas passagens acima que a Antiga Aliança vigorou até João Batista. Esta antiga aliança era baseada na Lei de Moisés, que eram todas aquelas normas estabelecidas por Moisés quando conduzia os hebreus através do deserto por 40 anos. Faziam parte dessas leis as ofertas de animais pelos pecados, a circuncisão, o dízimo, a poligamia(um homem podia ter várias esposas), a proibição de certos alimentos, etc.

Após a morte de João Batista e o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, passou a vigorar a Nova Aliança, feita no sangue de Jesus. Já nos tempos de Moisés, quando vigorava a Antiga Aliança, podemos notar várias semelhanças com a Nova Aliança. Na verdade, os acontecimentos históricos que relatam a saída do povo hebreu do Egito, sua trajetória no deserto e a entrada na Terra Prometida, simbolizavam o que aconteceria nos tempos atuais da Nova Aliança: O cordeiro que cederia o seu sangue para defender os hebreus da ira de Deus representava Jesus Cristo, que derramou o seu sangue como preço do resgate do povo de Deus. O Egito, terra onde os hebreus eram escravos, representava o mundo de hoje, onde o povo de Deus é peregrino. A Terra Prometida representava o Reino de Deus, para onde Jesus guia o seu povo. O deserto simbolizava a cruz que todos os seguidores de Jesus devem levar para serem purificados de seus pecados(Provérbios 20:30/ Hebreus 12:5-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente algo com o seu comentário